[RESENHA] Temporário, Permanente - Diana Zimbron

by - agosto 06, 2018


Temporário, Permanente  Diana Zimbron  2014  Ficção/Romance ● Classificação: 5/5  Cortesia Diana Zimbron

"Sabem aqueles livros profundos, que nos fazem refletir e tirar lições para a nossa vida, ou nos fazem reavaliar o seu sentido, ou que nos ajudam a ser melhores?Melhor ainda, conhecem aqueles livros deliciosos que nos contam História, sem sequer nos apercebermos?É que não tem nada a ver!Chamo-me Inês e este é o meu diário. Recostem-se, pois vou-vos contar como vivo saltitando entre ilhas, com humor e ligeireza".

O livro Temporário, permanente se passa nos Açores, logo somos apresentados a Inês, que nos conta sua história em uma narrativa divertida em forma de diário. 
Inês é uma personagem muito bem desenvolvida. Cresceu em uma ilha pequena, se mudou para a cidade grande quando foi cursar a faculdade e nunca mais quis voltar a morar com seus pais. 

Sua adolescência não foi das melhores, afinal, ela não era a garota mais popular do colégio, tão pouco chamava atenção dos garotos. No auge dos seus vinte e poucos anos, Inês resolve se inscrever em aulas de ioga, até para ocupar seu tempo, já que estava formada e apenas trabalhando, mas o que ela menos esperava, aconteceu. Nesse cenário, somos apresentados a André, um jovem de dezessete anos  que flerta com Inês em todos os momentos. 

É nesse ponto da leitura que acompanhamos os dilemas da personagem, que no livro se nega estar apaixonada, porém suas atitudes descritas nos mostram outra coisa. Todo esse dilema amoroso, tem um efeito maravilhoso e autêntico no desenvolver e na finalização da historia de Inês. 

Ler esse livro, na língua portuguesa (de Portugal) foi um tanto quanto hilário. Algumas palavras fogem totalmente do nosso cotidiano, porém foi uma experiência incrível. Diana desenvolve a história com muita maestria, é um ótima autora, que envolve o leitor a cada novo paragrafo. É uma história muito empolgante e que não nos deixa largar o livro antes de finalizar. O livro foi publicado pela Editora Chiado em Portugal. Recomendo muito essa leitura maravilhosa!!!!!

Sobre a Autora: Diana M. Zimbron Silva nasceu a 30 de novembro de 1984, na freguesia da Conceição, ilha Terceira, onde vive uma vez mais, após ter trabalhado em várias outras ilhas dos Açores. Licenciada em Educação de Infância e com uma pós-graduação em Educação Especial, rentabilizou o súbito desemprego para afinar este primeiro romance. Ocupa os serões a ler ou a motivar a sua filha para o mundo mágico da criatividade e imaginação.

You May Also Like

0 comentários