[Resenha] A Guerra dos Gêneros - Lourenço Dutra

março 29, 2018



A Guerra dos Gêneros ● Lourenço Dutra ● 2017  Contos 105 Paginas  Penalux   Classificação: 5/5  Compre: Penalux


Terrinha boa pra se viver. Chacina de Vigário Geral. Carandirú, Candelária. Terra em que se plantando tudo dá. Seca. Êxodo. Messianismo. Tragédia ambiental de Mariana. Brasil dos homens alegres, tranquilos, fraternos. Cangaço. Tenentismo. Badernaço. País do homem cordial. Costa e Silva, Médici, Figueiredo, General Newton Cruz.
ANTIPEDAGÓGICOS.

Nessa obra composta de onze contos, Lourenço Dutra retrata o cotidiano de algumas pessoas. O Livro que leva o nome de A Guerra dos Gêneros faz jus ao nome ao tratar de assuntos como homofobia, desrespeito e machismo de forma escancarada e clara.

“E sabe o que me choca mais nisso tudo? Estamos em pleno século XXI e ainda existem pessoas pensando e agindo como nos tempos do Código de Hamurabi. Inacreditável”.

Os contos são apresentados de forma sutil, clara e algumas vezes com pontos humorísticos. O autor escreve e descreve com maestria todo o tipo de “injustiça” e “crime”, enfatizando também que um desrespeito leva ao outro como em “DESRESPEITO PLUS SIZE” quando a vitima menospreza o desrespeitador, perdendo assim seu direito em fazer qualquer tipo de reclamação.

Alarmante o conto chamado de “LEILÃO” onde uma pobre garota cega pelos sonhos e talvez pela fama cai em uma cilada das grandes, sabendo que isso ocorre sempre com garotas e garotos estamos fazendo algo para mudar isso ou apenas sendo cegos também?

“Sorria e era um sorriso estranho, congelado e caricato como o de um personagem dos quadrinhos. Um coringa, um Charada ou simplesmente o Angolano”.

Publicado pela Editora Penalux em 2017, Lourenço Dutra vem ganhando espaço e se destacando por sua escrita envolvente, carismática e realista. Dentre suas publicações estão seus livros de contos: O Destino de um certo Frank Zappa; Cerrados, frevos e minuanos; Seus romances: Berlin Discos e Diário de um limpador de janelas.

A Editora fez uma publicação maravilhosa com o livro, a capa esta intrigante e chamativa e a diagramação do livro esta excelente. Recomendo demais a leitura.

Até a próxima!!

Você pode se interessar também

0 comentários

Siga me os bons!

Me Segue aqui também

@resenhasecafe