[Resenha] Sorrisos quebrados - Sofia Silva

fevereiro 06, 2018



Romance  240 Paginas  Ed. Valentina   Classificação: 4,8/5   Compre: Amazon

"Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são   vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um.Trata-se de uma história de   superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano".     
 “Hoje cada passo dói. Talvez a dor seja maior porque é aniversario da minha morte.”

Dias atrás comecei a perceber que todos estavam comentando e recomendado muito o livro sorrisos quebrados. Eu como uma leitora insaciável, resolvi correr atrás do livro e ver sobre o que se tratava. Eis que assim conheci a Sofia Silva, escritora portuguesa que fez um grande sucesso no wattpad com sua série Quebrados (mãe, onde eu tava que não vi?). 
As histórias de Sofia são extremamente delicadas, pois nos contam sobre pessoas que enfrentaram um trauma e tentam se reconstituir.

Narrado em primeira pessoa, os capítulos do livro se alternam entre Paola e Andre, permitindo assim conhecermos os personagens e seus pensamentos. Após um ano de namoro perfeito, coberto por um mar de rosas a mascara do ex-marido de Paola cai, assim como todo seu relacionamento. Ela se vê em meio a um relacionamento abusivo. Espancada e atacada por um dos pitbulls do marido quando tentou fugir, Paola quase foi morta.

“Eu acredito que sou um quadro abandonado por alguém que nunca desejou ser pintor. Alguém me pegou quando eu era uma tela branca e, em vez de me pintar com a suavidade dos pincéis, me feriu com o lado pontiagudo”.
Passado seis anos, Paola agora vive em uma clínica que oferece apoio a pacientes com traumas. Ela vive um impasse com tudo que já passou, transfigurada pelas cicatrizes e sequelas – do corpo e da alma. Mas, é nessa clínica que Paola conhece Sol, uma garotinha linda, que sofre com problemas de socialização, também decorrente de um trauma, mas a conexão entre elas é inexplicável, a relação entre as duas é linda e logo se estende a Andre, pai de Sol, que junto da filha sofre com o seu passado.

“Às vezes, precisamos olhar para as pessoas com o coração e não com os olhos, pois só assim nós vemos quem realmente são”.

Paola encontrou nas cores e nas telas e luz, e transformou em cor tudo que era preto e branco. Ver Sol desabrochar é lindo, ela rouba todo nosso fôlego. Andre encontra forças em Sol, para cada dia mais se esforçar, ele não tem espaço em sua vida para mais dramas. Mas o destino não segue o caminho que escolhemos.

“Com ele percebi que é na escuridão que as palavras verdadeiras reluzem e sei que as deles nunca perderão a intensidade.”

A narrativa de Sofia é sem dúvidas é fluida e envolve o leitor rapidamente. O que mais nos toca no livro, são as reflexões. A superação e o recomeço são fatos marcantes na narrativa. O livro gera em nos leitores uma dor incomparável e uma frustração significante. O tema abordado é algo que ainda é um tabu. A autora foi a fundo na agressão, sem piedade. E pensar que muitas mulheres ainda passam por isso, é doloroso.

Sorrisos Quebrados é uma história de superação, recomeço, e se sentir livre, amando a vida. Uma obra que inspira e motiva. Uma leitura envolvente e emocionante. A diagramação do livro esta impecável. Recomendo muito a leitura. 

Até a próxima!

Você pode se interessar também

0 comentários

Siga me os bons!

Me Segue aqui também

@resenhasecafe