Tô de Ressaca Literária. E agora?

outubro 23, 2017


Oi pessoal!
Hoje eu vim conversar com vocês sobre um assunto muito comum entre os leitores fanáticos. 

A tal ressaca literária.


Eu já sofri muito de ressaca literária, mas cada vez que me afundava em uma aprendia sempre a contornar e dar a volta por cima. Se você não tem o hábito de ler frequentemente, talvez não saiba do que eu estou falando. Então eu vou explicar o que é na verdade uma ressaca literária.

Ressaca Literária: É a incapacidade de começar a ler um livro novo porque você ainda esta vivendo no mundo do livro anterior.

E minha gente, ela aparece quando você menos espera e te afunda em um breu que se você se permitir viver, não consegue abandonar tão cedo. Sabe aquele livro maravilhoso que você até sonha com ele? Lê devagarzinho sabendo que vai acabar logo, mas não querendo que isso aconteça? Aquele livro que arrebenta seu coração em todas as partes? Pois é. Na maioria das vezes esse livro vai te trazer uma bela ressaca. É claro que a ressaca acontece de forma contrária também, aquele livro que você leu por obrigação (seja na escola, ou por uma parceria que você fechou por impulso), e não gostou nem simpatizou com nada pode ser que também te cause danos.

Para nós blogueiros ou fanáticos em livros, histórias, o mundo maravilhoso dos livros uma ressaca dessas resulta em muito, muito stress, raiva, agonia e um desespero inimaginável.


Minha ultima ressaca durou pouco tempo, mas foi muito dolorosa! Eu li o livro Espero Você Voltar – Serie os Covericks (Livro 1) da Marjory Lincoln, e gente o livro é tão, mas tão bom, mas tão bom, que eu sofri muito quando terminei de ler, e o segundo livro só lançaria nos próximo mês. Se você não conhece o livro, vale a pena viu. 


Os primeiros e principais sintomas de uma ressaca literária é não conseguir ler mais que duas páginas do livro (por mais que você se sinta interessado), só de pensar em ler e ao pegar um livro em mãos você não consegue se concentrar em terminar o primeiro parágrafo. Ficar desmotivado pois queria ter lido mais do que leu.

Quando começo a perceber que estou entrando na fossa, eu paro tudo que estou fazendo e sigo alguns pontos que me ajudam muiiiiito recuperar. Vou contar pra vocês quais são.

↠ De um tempo para si mesmo, fique um ou dois dias sem ler. Assista filmes, series, jogue, saia para o ar livre, literalmente se liberte. Esvazie a mente.

↠ Leia um conto do seu gênero favorito – não tem problema se você já leu. Se gostou do conto e se sentiu bem ao ler, não tema! Leia novamente.

↠ Não pegue um livro com mais de 150 páginas assim que começar a se recuperar. Comece devagar.

↠ Não tente ler mais que um livro no mesmo dia.

↠ Compre/empreste/troque/visite a biblioteca da cidade ou do amigo mesmo e invista em um pequeno livro com gênero que te atraia e que você ainda não tenha lido.

↠ Mantenha a mente tranquila e leia pelo menos por uns 15 dias por puro PRAZER e não porque DEVE ler.

↠ E o mais importante nesse momento, não trace NENHUMA meta de leitura.


Quando se sentir bem novamente você saberá, e saberá também diferenciar o ESTOU ME RECUPERANDO do EU ESTOU BEM! Não se entregue a ressaca, quanto mais fundo você se deixar levar, pior e mais longo  é seu processo de recuperação.

Essas dicas se aplicam a mim, eu faço isso quando acontece uma ressaca, mas com certeza vão te ajudar, assim como já ajudaram muitos amigos. Vocês fazem algo diferente do que eu citei? Me contem nos comentários! 

Você pode se interessar também

2 comentários

  1. Nossa, utilidade pública esse seu post! Eu ando sofrendo de um outro mal, o abandono de um título, eu começo mais não consigo prosseguir! Irei fazer um post também, adorei a ideia ��

    cactusliterarios.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem! Realmente, a gente tem que saber lidar com a ressaca literária e dar um tempinho para nossa mente descansar!
    Obs: É impressão minha ou o blog está com visual novo? (layout)

    ResponderExcluir

Siga me os bons!

Me Segue aqui também

@resenhasecafe