Resenha: Estio - Vauline Gonçalves

outubro 27, 2017


Autora: Vauline Gonçalves| Editora: Sonho de Livro| Gênero: Romance/Jovem Adulto| Páginas: 460| Ano: 2017


Sinopse: Estio se passa no ano de 1892, no Brasil, e conta a saga da jovem Triana, única filha de um produtor de uvas do Paraná, que sofre o total desprezo do seu pai, justamente por ter nascido mulher. O que, então, significava prejuízo, para um homem sovina como o senhor Jesus. Desta forma, Triana habituou-se a ser “invisível”, com o intuito de incomodar menos o pai, e nessa sua “vida nula”, acaba por achar-se incapaz de vir a ser importante na vida de alguém. Do outro lado, temos Antônio, que apesar de jovem, bem apessoado e com uma vida estável, tem sérias dificuldades para conseguir casamento no lugar onde vive. Considerado excêntrico e petulante o bastante para conviver harmoniosamente com índios, o jovem sabe bem que no momento em que casar com uma senhorita local, não verá a luz do dia seguinte, e sua herança terá destino certo. O livro versa sobre a beleza que é o nascer do amor, em meio a uma difícil adaptação. Seres absolutamente diferentes precisam aprender a lidar com suas “tempestades pessoais” e reconhecer o estio, quando este chega em suas vidas

Resenha: Triana é uma jovem de dezessete anos que é desprezada por seu pai, apenas pelo fato de ser mulher, pois sabe-se que quando fosse casar teria que pagar o dote de Triana. Ela cresce acreditando nas ofensas do pai, e que de tão inútil que era nunca arrumaria um casamento, sua mãe é muito submissa e nunca a defendeu. Triana possui dois irmãos um gêmeo - Breno, e um mais velho chamado Otelo. Breno sempre foi o amor em pessoa, em contrapartida Otelo era a carranca do pai. Moravam no Sul e viviam uma vida pacata. Até que em uma festa Renato, um comerciante de Santa Catarina se interessa por Triana, e no mesmo momento em que acredita isso ser improvável, nasce uma pequena paixão. Otelo seu irmão, esta apaixonada e pretende se casar com Domitila, prima de Renato, mas não encontra brechas para isso. Então pensando apenas no próprio calo, e sem ninguém desconfiar de nada, Otelo elabora se plano, não se importando com que esta pelo caminho. O plano de Otelo, se baseava em se casar com Domitila e Renato se casar com Triana e ninguém pagaria dote a ninguém O Acordo foi feito e Triana estava muito mais do que esperançosa, estava apaixonada, imaginava sua vida de casada, seus filhos, sua felicidade. O dia do casamento chegara, mas o que ninguém poderia imaginar é de que Triana fosse largada no altar. Renato não apareceu, soube mais tarde que ele já era casado e tinha filhos. Domitila se casou com Otelo e tudo reinou a felicidade. Exceto por Triana, que foi tirada da igreja por um velho amigo, e agora toda a tristeza reinava em seu corpo. Mas, a vida se encarrega das melhores coisas, e foi em uma dessas que seu velho amigo, a propôs em casamento para Antonio, um amigo fazendeiro do interior de São Paulo, que precisava melhorar sua aparência. Triana a principio não gostou nada da proposta, mas já não estava aguentando mais as lamentas do pai por sua inutilidade, a única pessoa de quem sentiria falta ali era Breno, seu irmão. Triana foi, com a cara e uma coragem que só. E quando ambos se conheceram a paixão já começou brotar, um foi se apaixonando pelo outro até o dia do casamento, ate não se aguentarem mais e se jogaram nos braços um do outro. O amor foi crescendo ali dia após dia e se fortalecendo. Mas, como nenhum casamento é um mar de rosas, depois de todo esse tempo, Renato volta para atrapalhar a vida de Triana, e diz não voltar embora se ela não voltar com ele. Deixo para vocês a curiosidade em saber o desfecho da história.
Vauline é uma escritora maravilhosa. Como aqui eu só digo verdades, não será diferente dessa vez. Quando comecei a ler Estio, e por se tratar de um romance de época – o que me fez ficar mais apaixonada ainda, o livro me ganhou de uma maneira fácil. Ele é doce, selvagem, envolvente, calmo tudo igual sua personagem Triana. É uma leitura prazerosa que nos leva a viver em uma época totalmente diferente. A Editora Sonho de Livro fez um ótimo trabalho. O livro é mega recomendado!!! 

Você pode se interessar também

1 comentários

Siga me os bons!

Me Segue aqui também

@resenhasecafe