Release: O Chamado dos Bisões (livro três) - Paola Giometti

agosto 10, 2017


Autora: Paola Giometti| Livro: Três da Série Fábulas da Terra| Gênero: Literatura Juvenil| Editora: Andross/Engrenagem 
Sinopse: Ao longo da migração anual dos bisões, Mika separa-se de sua manada. Diante da solidão desesperadora de um filhote sem proteção e dos perigos selvagens que a cercam, ela terá que confiar em seus instintos e nos conselhos de um velho bisão. Essa é a única maneira de reencontrar o caminho das migrações e entender um misterioso chamado que vem das montanhas.

Release:  Mika é uma filhote de bisão que se perde de sua manada durante a sua primeira migração. Ela enfrenta o frio, a fome, e aprende a ouvir seus instintos. Então ela conhece Yurok, um bisão idoso e sem objetivo de vida, que aguardava o seu fim não tão distante. Vendo a oportunidade de ajudar Mika e ter um objetivo, oferece sua companhia nessa jornada de vida ou morte. Yurok a ensina sobre a importância do chamado dos bisões: a única maneira de reencontrar o caminho das migrações e entender um misterioso som que vem das montanhas. O livro é voltado para o público juvenil e traz conceitos de ecologia das espécies, cadeia alimentar, biomas, relações ecológicas, equilíbrio natural e inúmeras curiosidades sobre o comportamento animal. Além desses temas, o livro eleva a importância da família e das amizades que permanecem ao nosso lado nos momentos mais difíceis. 



Série Fábulas da Terra: O Código das Águias é a segunda aventura da série Fábulas da Terra, iniciada em 2014 pela então estreante escritora Paola Giometti, com o livro O Destino do Lobo (já em segunda edição publicada pelo selo Engrenagem da Andross Editora e também disponível em audiolivro pela Livro Falante). A obra toma emprestados elementos da história da falcoaria para contar uma parábola sobre liberdade, tradição e responsabilidade. Hankpa, um filhote de águia que mal havia provado o sabor da liberdade, é capturado por uma tribo indígena. A experiência o coloca diante de um estranho tratado ancestral que o guiará numa aventura extrema e selvagem. A vida da tribo agora depende de Hankpa e do “Código das Águias”.  A trama se entrelaça com a do volume anterior, O Destino do Lobo, uma fábula que conta a emocionante e milenar história de parceria com os homens do ponto de vista de um lobo. Segundo a autora, a ordem dos livros não interfere na experiência da leitura. “Você pode começar pelo futuro terceiro livro e as histórias continuarão fazendo sentido, garante. Para Paola, o diferencial de seu trabalho está na mistura das três fontes de inspiração: as fábulas infantis, pesquisa histórica e análise de comportamento. A autora considera que há carência desse gênero no mercado literário fora do nicho infantil: “Crianças que gostam de animais crescem e continuam gostando. Não há por que as fábulas não serem produzidas também para os jovens e adultos”. A escrita de Paola é muito envolvente, digo, pois bem antes de pensar em ter um blog, eu já participava de rodas de leitura, e em uma dessas rodas, lemos O Destino do Lobo, uma história apaixonante, e me bateu tanta saudade dela, que pretendo reler e trazer a resenha pra vocês muito em  breve.  

Sinopse O Destino do LoboEm uma época em que poucos homens ainda compreendiam os animais somente pelo olhar, Kushi, a líder de uma alcateia, teve uma visão de seus ancestrais. Eles lhe mostraram imagens do amanhã e as consequências da união dos lobos com os homens. Agora ela e seus amigos partem em uma jornada perigosa por montanhas geladas em busca de respostas que poderão decidir o destino dos lobos. 

Sinopse O Código das Águias: O frio e a fome oriundas do implacável inverno levou uma aldeia indígena a capturar Hankpa, um filhote de águia que mal havia provado o sabor da liberdade para auxiliá-los na caça de alimentos. Agora ele se vê diante de um estranho tratado ancestral que o guiará a uma aventura extrema e selvagem, cheia de desafios e responsabilidades. A vida da tribo agora depende dele e do Código das Águias.

Parceria com o Zoológico de São Paulo: "A estória da pequena Mika demonstra toda a força e resistência de uma majestosa espécie símbolo das pradarias e de tantas culturas. Sua luta diária pela sobrevivência, buscando sempre o melhor pela coletividade, está no espírito dos bisões, os quais têm muito a nos ensinar. Dedicação, amor e respeito são palavras que definem “O Chamado dos Bisões”.  Mara C. Marques - bióloga do Departamento Técnico da Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

Para o lançamento de seu terceiro livro O Chamado dos Bisões, Paola ira realizar um encontro junto da Editora Andross no dia 12/08/2017 das 14:00 às 18:00, na Biblioteca Viriato Corrêa, você não pode perder o bate papo com os leitores!!


Sobre a autora: Paola Giometti nasceu em São Paulo, Capital, em 1983. É graduada em Biologia, mestre e doutoranda em Ciências. Colaborou com a Revista Mundo dos Super-heróis na edição 57 com uma matéria sobre o papel da mulher nos quadrinhos. Em eventos sobre a cultura nerd, Paola é cosplayer da personagem Lara Croft e Supergirl. Publicou o livro O Destino do Lobo, O Código das Águias e O Chamado dos Bisões da série Fábulas da Terra, além de ter participado das coletâneas literárias Xeque-mate, Horas Sombrias, Aquarela, Círculo do Medo, King Edgar Hotel, Legado de Sangue, Outrora e Sede, todas da Andross Editora. Paola não só participou com contos das coletâneas Fogo de Prometeu, Céus de Chumbo, Outrora, Sede como também foi a organizadora dessas antologias.


Você pode se interessar também

0 comentários

Siga me os bons!

Me Segue aqui também

@resenhasecafe