Projeto Beda - Dicas para blogueiras iniciantes

agosto 09, 2017


Oi minha gentee!!!!


Mais um dia de projeto Beda – não sabe o que isso? Veja aqui: Projeto Beda -, Seguindo nosso calendário, hoje vou dar dicas para você que quer começar um blog, mas não tem noção nenhum de por onde começar. Seja um blog pessoal – para você apenas escrever o que quiser (como um diário), seja para você fazer dele o seu trabalho ou lazer levando coisas boas para os leitores.

Você pode se interessar por: História do nosso bloguinho <3

Você decidiu que esta na hora de começar a falar sobre o que gosta para pessoas que você nem imagina que existe? Ótimo, primeiro passo já esta dado! Agora vou te dar algumas dicas elas servem tanto para você que quer se  manter oculto na blogosfera quanto para você que quer se apresentar, afinal um blog organizado e bonito é o que faz ficar aconchegante.

1 – Plataforma

Hoje em dia, há diversas plataformas para você escolher. As mais utilizadas pelos blogueiros são: Blogger e Wordpress, ambas apresentam diferentes enormes, mas é possível ter um blog maravilhoso com qualquer uma das duas. O Blogger é mais simples de se trabalhar, porém é muito limitada em relação ao Wordpress que é um pouco mais complicado de se trabalhar. A minha plataforma é o Blogger, e apesar de ter muitas limitações, eu me adaptei a ele. Você pode começar o seu blog pelo Blogger e depois migrar para o Wordpress, o que é um processo um pouco complicado. Então pense bem em qual delas você se encaixaria melhor.

2 – Domínio e Hospedagem

O domínio é algo que deve ser pensado com muito carinho e atenção, afinal ele é o nome do seu blog, aquele que vai acompanhar você por toda sua vida. Hoje, vejo muitos blogs que iniciam com um nome, e depois alteram, e os relatos é deque as visualizações diminuem. Portanto, defina seu nicho, veja muito bem sobre o que você quer falar e escolha um nome que combine com você e seu publico, de uma pesquisada para averiguar se alguém já não utiliza esse nome.
A Hospedagem você consegue comprar a parte, eu uso a Registro.br e paguei R$40,00 esse valor é anual. Existem diversos valores e diversos sites de hospedagem para blogueiros iniciantes, eu pesquisei e estudei muito antes de registrar a minha, escolhi a que era viável para mim e para meu bolso. A hospedagem é uma ótima escolha, pois deixa seu blog com cara profissional.

3 – Layout

No layout menos é mais. Se você quer garantir um conforto para o leitor, não coloque glitter em tudo que é canto, música que toca sozinha, muita cor, fundo com imagem escura – nem todos seus leitores vão gostar disso. Quanto mais limpo for seu layout melhor. Deixe a navegação fácil. Eu mesma amo entrar em blogs All Clean – tenho a esperança de um dia conseguir deixar o meu assim, pois ate a navegação fica melhor.

4 – Conteúdo

Não copie o conteúdo dos outros blogs/sites. A gente sempre descobre. Tenha seu próprio conteúdo, se você quiser citar alguma informação que gostou em outro blog/site – de os creditos. Você pode utilizar o conteúdo de outros lugares para se inspirar e você deve fazer isso. Entre nos blogs/sites do seu publico e veja o que eles estão falando, qual é o assunto do momento, e crie seu próprio conteúdo. Aqui vale lembrar que as fotos autoais também tem mais credibilidade. Vamos lá, ser blogueiro não é fácil. É preciso usar a imaginação e deixar fluir. Vale ressaltar que se você se organizar tudo é mais rápido. Pegue um caderno e crie pautas para suas publicações, eu nunca saio sem meu caderninho, muito provável você estar na fila do banco e as ideias começarem a fluir na sua cabeça.  

5 – Demonstre sua personalidade

As pessoas que começam um blog hoje, elas devem ter facilidade de lidar com o publico. Não tem problema se você é tímido. Você apenas precisa saber como se comunicar, demonstrar ao leitor suas coisas favoritas, o que você gosta, o que não gosta. Assim ele te conhece melhor. É tipo assim, vou fazer uma resenha de um livro de terror, mas eu não gosto de livros de terror (eu amo gente), logo a resenha não sairá tão legal, porque eu não me interessei por um livro.

6 – Divulgação e Redes Sociais

As mídias sociais são uma ótima forma de divulgar seu trabalho e atrair leitores para seu blog. As melhores aliadas a isso são: Facebook, Instagram e Pinterest. Aqui cabe uma dica muito valiosa pra divulgação. As mídias sociais estão limitando o conteúdo que transmitem, sendo assim, no facebook não jogue apenas o link da publicação, faça uma breve descrição, coloque os pontos chamativos, coloque uma imagem que chame a atenção do leitor e o link da publicação, assim ela terá um alcance maior, outra coisa no instagram e no pinterest são valiosas as hashtags (algumas pessoas tem um certo preconceito com elas, mas são elas que fazem sua postagem ser divulgada), use as Hashtags certas para seu publico, e que tem pontos chaves de sua publicação. Para divulgar corretamente no instagram eu sigo as postagens de dicas no blog Simples e Bella, são valiosas, e realmente funcionam.

7 - Comente em outros blogs

Nada vai adiantar você ser a blogueira anti social rs, e por favor, não vai comentar “Oi vem conhecer meu blog – link:”, por favor né gente, isso vai afastar os leitores do seu blog. Eu mesma não gosto de ver isso nas minhas publicações em geral. Não retorno a visita e ignoro. Mas sempre que vejo comentários de outras blogueiras, que realmente leram o conteúdo postado, interagiu e deixou o link, eu retorno e faço questão de procurar uma publicação dela pela qual me interesso para retornar a visita.

8 – Parcerias

Não implore parcerias. Seu blog esta no começo, é pequeno e ainda esta em fase de crescimento. Essas coisas demoram um pouco para serem conquistadas então não se desespere. Pense primeiro, o seu blog tem um índice alto de visualizações? O que você tem a oferecer para as empresas? Pois elas estão a procura de parceiros para garantir a venda de seu produto. Outro detalhe, se você esta criando um blog pensando apenas no famoso “Recebidos”, esquece. Primeiro siga todas as outras dicas acima, atraia o publico para seu blog, tenha interação em alguma mídia, tenha um retorno. Minha primeira parceria foi com dois meses de blog – sim, foi rápido, mas em dois meses de blog com dedicação total a ele e publicações diárias em todas as mídias eu alcancei a média de 22 mil visualizações, ou seja, 11 mil em cada mês.


Essas são as dicas que eu tenho para passar pra vocês meus queridos<3. Espero muito ter ajudado e se você tem alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários. 


Você pode se interessar também

3 comentários

  1. Quantas dicas legais, o registro Br vou salvar aqui para usar esse dominio sempre escuto muitos bons elogios sobre, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Dicas excelentes. Principalmente no tocante à produção de conteúdo bem como na fluidez da página. Quanto mais clean, melhor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas dicas! Você trouxe questões importantíssimas que blogueiros inciantes precisam saber. Fazer acontecer não é de um dia pro outro. Tudo tem que ser 'estudado' e trabalhado. Não é simples. Mas com foco, tudo pode dar certo!
    Beijo
    Thaís

    ResponderExcluir

Siga me os bons!

Me Segue aqui também

@resenhasecafe