Grupo de Leitura Semanal - Contos dos Irmãos Grimm

agosto 02, 2017


Vocês já conhecem o nosso projeto não é? Então a leitura escolhida dessa vez foi pela Stefany. Vamos conhecer a obra?



Conheça as meninas  CarolLeticiaStéfany e Rafaela


Autora: Clarissa Pinkola Estés| Editora: Rocco| Gênero: Juvenil| Páginas: 70 (ebook)| Ano: 2005| Classificação: 5/5 +

Sinopse: Contos dos Irmãos Grimm reúne histórias especialmente escolhidas e prefaciadas por Clarissa Pinkola Estés, e ilustrações do artista vitoriano Arthur Rackham, principal responsável pela concepção visual dos contos de fadas, tal como a conhecemos hoje. Esta combinação de talentos, junto com a seleção meticulosa, que inclui contos muito conhecidos pelo público brasileiro, como "Branca de Neve" e "Rapunzel", e histórias menos disseminadas como "As Três Línguas" e "A Árvore Narigueira", fazem deste Contos dos Irmãos Grimm uma edição em tudo especial.

Resenha: Reunindo quatorze contos dos irmãos Grimm nesse ebook, Dra Clarissa abordou alguns contos não publicados nos livros. Quem nunca leu os contos de fadas da Disney? “E viveram felizes para sempre”, sempre é o final da história, bom, lamento informar que A Bela Adormecida, A Branca de Neve e os sete anões, Chapeuzinho Vermelho e Cinderela, não foram tão felizes assim, durante sua vida, nem no final. Os irmãos Grimm contam os contos de forma realista, algumas vezes até de forma macabra. Quem leria para uma criança de cinco anos “A amoreira”, onde a madrasta mata o enteado desmembrando sua cabeça do seu próprio corpo, e o serve ao seu pai como alimento? Pois então. “Minha mãe me matou, meu pai me comeu, minha irmã Marleninha, meus ossos juntou, num lenço de seda os amarrou,u debaixo da amoreira os ocultou, piu, piu, que lindo pássaro sou”. 
Eu amo/sou suspeita a falar sobre contos. É o meu ponto fraco. Os contos de Grimm são os melhores contos que já li na vida toda. Não tem rodeios, não tem clichê, e não parece um pote de açúcar – de tão doce. É um livro para ótimo para rodas de leituras, e discutir o ponto de vista dos irmãos. Eu recomendo muito a leitura, não para um criança – bom senso ai gente, é livro para jovens.  







Você pode se interessar também

13 comentários

  1. Oi Leticia! Ainda não conheço os Contos dos irmãos Grimm! Parece ser bastante interessante, ainda mais porque fala de contos de fadas que conhecemos da maneira dos "felizes para sempre".
    Poderia me dizer que aquela série Grimm é baseada ou inspirada nesses contos?

    Thaís, Coração de Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís! Os contos de Grimm são maravilhosos!! Mas a serie não é baseada e nem inspirada nesse livro, infelizmente, seria ótimo ter uma serie dos contos de Grimm. Se não me engano a serie Grimm fala sobre um suspense policial.

      Excluir
  2. Já ouvir falar bastante sobre os contos dos Irmãos Grimm, e sou daquelas quer morre de vontade de ler e morre de medo de ter pesadelos depois, pois seu jeito de contar é sim macabro.
    Adorei a resenha ficou ótima, beijos!
    https://goo.gl/R2uJTU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regi, é macabro mas não deixa com pesadelos não rsrs. Vale a pena conhecer os contos que inspiraram a Disney em seus "Felizes para Sempre".

      Excluir
  3. ai que legal, também faço parte de um clube de leitura ♥ já tinha ouvido falar dessa versão dos contos, nunca dei muita moral por causa do 'lado macabro', sim sou medrosa kk
    mas sabe que agora fiquei curiosa? HAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine, que bom que ficou curiosa, uma coisa eu digo, se ler um conto, não consegue parar mais viu!

      Excluir
  4. Também sou suspeita para falar de contos, tenho certeza que vou gostar deste livro. Já quero ❤
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, se ler algum vem cá me contar o que achou viu?

      Excluir
  5. Super interessante esse lado realista. Fiquei curiosa para ler!


    Também estou no #BEDA do united.
    Vamos que vamos!
    http://honestoeinteligente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isadora, ahh que legal podermos compartilhar do Beda não é? Estou gostando muito!! Ahh se ler algum conto, vem me contar o que achou ta?

      Excluir
  6. Olha, me desculpa não comentar sobre seu post mas eu preciso dizer kkkk Menina seu blog é igual ao meu kkkk Juro, kkkk nunca tinha visto ngm antes igual kk. Dps olha lá se qser www.diariodesussurros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jooooyce, entrei no seu blog kkk e sim, nosso layout é o mesmo! Eu tb ainda não tinha encontrado ninguém com o mesmo antes.. kk estou tentando fazer algumas mudanças, mas por ele ser free, em mt coisa não consigo mexer. Kk

      Excluir
  7. Oi, Leticia! Tudo bem? Pela sua ressalva ao final do post, devo imaginar que você conheça, mas vamos lá: Mario e Diana Corso têm um livro chamado "Fadas no divã", em que eles desconstroem contos, inclusive, dos irmãos Grimm. Eu considero uma leitura super instigante para (re)pensar esses contos que, na sua origem, entre contados entre adultos. Parabéns pelo blog. Abraços.

    ResponderExcluir

Siga me os bons!

Me Segue aqui também

@resenhasecafe