Clara dos Anjos

junho 18, 2017



Autor: Lima Barreto| Editora: Escala Educacional| Gênero: Romance| Páginas: 144| Ano: 1948




O ultimo romance escrito por Lima Barreto foi Clara dos Anjos, é também o livro que condena grande parte da obra do autor.

Ele narra a história de Clara, uma mulata de classe econômica baixa que vive no subúrbio carioca. Filha de Joaquim dos Anjos – carteiro e de Engrácia. Clara sempre foi muito protegida e nunca saia da companhia da mãe ou de Dona Margarida – sua vizinha.

Em seu aniversária Clara conhece Cassi Jones, um jovem que além de malandro tem uma fama péssima, pelo fato de já ter enganado várias moças e se envolvido com mulheres casadas. Por conta disso, seu pai o expulsou de casa.

Os pais de Clara não aprovam o relacionamento dos dois, mas Cassi, malandrão, não desiste e arranja uma maneira de se encontrar com ela as escondidas. Resultado? Clara grávida e Cassi desaparecido.

Lima Barreto faz uma verdadeira denúncia contra o grande preconceito racial e social existente naquela época. Ele mostra, através de Clara dos Anjos a discriminação vivenciada pela mulher negra e pobre, seduzida e abandonada.

Ele também deixa claro uma crítica a desigualdade social, à forma com que os pobres era ignorados, as mulheres seduzidas por Cassi eram de família pobre, sem nenhuma influência na sociedade, então quando a família das jovens o denunciava, ele por ser de família abastada não era condenado.

Essa obra magnífica de Lima Barreto nos leva a pensar em nossa sociedade, no lugar em que vivemos, em nosso país, no mundo. Ele mudou? E o preconceito? Ainda existe? 

Você pode se interessar também

0 comentários

Siga me os bons!

Me Segue aqui também

@resenhasecafe