Enclausurado

maio 11, 2017



Título: Enclausurado
Autor: Ian McEwan
Editora: Cia das Letras
Páginas: 200
Ano: 2016
Gênero: Romance



Pense em uma história contada por um feto. Exatamente!!! Um bebê ainda na barriga da mãe contando a história de um crime que esta prestes a acontecer. E não é qualquer feto, com um toque shakesperiano, o bebê é sarcástico, inteligente, sagaz e um narrador de primeiro.  

Enclausurado traz a história de Trudy e Claude, um casal que planeja assassinar o ex-marido de Trudy, irmão de Claude, para herdar sua propriedade. Entretanto, a singularidade da trama não está nessa simples premissa, mas sim no fato de Trudy estar grávida e todo o enredo ser narrado pelo bebê que ela carrega. 

Além de contar a história, o feto critica e reflete sobre os acontecimentos e personagens, além de buscar uma forma de evitar o assassinato de seu pai.
Só por considerarmos o narrador, já temos todas as expectativas e limites da ficção, que fazem fronteira com o real, rompidos e extrapolados.

Ian McEwan parte do impossível, fazendo com que tudo, a partir de então, seja possível naquele universo. E ainda que o útero que abriga o narrador permita esse mundo infinito de possibilidades, o que ocorre fora dele permanece verossímil e coerente com a realidade que vivemos e conhecemos.

O tom da narrativa de Enclausurado é notadamente irônica, o que intensifica ainda mais os efeitos provocados pelo narrador, já no estagio final de desenvolvimento intra-uterino, adquire uma sabedoria como a de alguém em idade avançada. 

Assim o narrador é articulado, extremamente culto, politizado e informado (a partir do que ouve de dentro da barriga de sua mãe) e fala sobre os acontecimentos do inicio de seu desenvolvimento há apenas poucos meses, como um adulto que, ao olhar para seu passado, discursa sobre seu crescimento e aprendizagens em vida.

Não bastasse sermos completamente cativados para a leitura desde os primeiros parágrafos de Enclausurado justamente por conta de sua força narrativa, somos atraídos também pela história desenvolvida entre as personagens, desejosos por saber se serão ou não bem sucedidas no homicídio. 


Dessa maneira, é muito fácil e gratificante prosseguir na leitura.



Você pode se interessar também

0 comentários

Siga me os bons!

Me Segue aqui também

@resenhasecafe