Dom Casmurro

maio 21, 2017





Título: Dom Casmurro  
Autor: Machado de Assis
Editora: Instituto Cristoforo Colonbo (em Roma)
Páginas: 223
Ano: 1930 (1°Ed)
Gênero: Romance impressionista.

Olá minha gente! Vamos falar hoje sobre Machado de Assis, eu sei que vocês já ouviram ou leram algo sobre ele! Então vamos conhecer um pouquinho de Dom Casmurro? Bora lá!



Narrado em primeira pessoa, por Bentinho (Bento Santiago) ele conta sua história desde pequeno até a idade em que se encontra.
Dona Glória (mãe de Bentinho) fez uma promessa quando o mesmo era criança: torná-lo padre.

Quando ele completa 15 anos, dona Glória decide que esta na hora de seu filho entrar no seminário e dedicar – se a vida religiosa.

Bentinho (também conhecido por Dom Casmurro) tem como amiga de infância Capitu (olhos de cigana obliqua e dissimulada), quando chegam a adolescência, vão descobrindo novos sentimentos e emoções, a partir daí, surge um grande amor.

Bentinho pede ajuda à José Dias para convencer sua mãe de desistir da promessa, assim ele não seria padre e poderia viver feliz com Capitu.

De nada adiantou, Bentinho parte para o seminário, onde conhece Escobar, um grande amigo. Ainda assim, Bentinho cria um plano para fugir da promessa da mãe e acaba se tornando um bacharel em Direito.

Já em sua vida adulta Bentinho casa-se com Capitu, e Escobar com a amiga dela. Mas, o que o casal mais queria era um filho, mas não conseguiram ter naquele momento.

Passou se um bom tempo, mas conseguiram o filho que tanto desejavam. Nessa época, Bentinho e Escobar fortaleceram ainda mais a amizade, mas tempos depois Escobar veio a falecer.

Bentinho então se vê muito triste com a partida de seu mais intimo amigo e ideias malucas começam a aparecer em sua mente. Rá Bentinho começa a percebeu que seu próprio filho era a cópia física perfeita de Escobar. Oioi Capitu, o que aconteceu hein? Será que teve traição?

Vamos a pergunta que não quer calar: Capitu traiu bentinho?

O fato de Bentinho ser um possível estéril e o filho de Capitu ser a cópia de Escobar já nos esclarece muito coias não é? Porém o livro não nos trás uma linha dizendo se Capitu realmente traiu Bentinho.

Sabe no que eu também fiquei pensando durante a leitura? Bentinho amava muito Escobar, um amor, que ele deixava muito claro para quem quisesse ver e como passaram tempos juntos sozinhos no seminário, fiquei me perguntando, será que os dois não teriam tido um relacionamento?

O que você acha que realmente aconteceu? Vem me contar! 


Você pode se interessar também

0 comentários

Siga me os bons!

Me Segue aqui também

@resenhasecafe