A cabana

maio 08, 2017




Título: A Cabana
Autor: William P. Young
Editora: Arqueiro
Páginas: 248
Ano: 2007
Gênero: Ficção/Religioso












A história de A Cabana é contada por Willie, melhor amigo de Mack, nosso personagem principal. Willie inicia o livro nos apresentando e contando a história de Mackenzie Allen Philip, que ao sair para um passeio de férias com seus filhos vive seu maior pesadelo quando descobre que sua filha caçula, Missy foi raptada e mais tarde surgem provas de que ela foi assassinada em uma cabana abandonada no meio da floresta. 

A partir daquele dia Mack não teve mais paz, sofria de depressão pela dor da perda e pela culpa que carregava, e desde que “A Grande Tristeza” entrou em sua vida ele perdera a fé e julgava Deus por não ter salvado a sua garotinha do terrível desfecho.

Quatro anos depois, Mack recebe um misterioso bilhete que dizia: 

"Já faz um tempo. Senti sua falta. Estarei na cabana no fim de semana que vem, se você quiser me encontrar. Papai."

Após relutar contra a sua suspeita, Mack, duvidoso, concluiu que o bilhete só poderia ser de Deus, a quem sua esposa chamava carinhosamente de "Papai". Seria alucinação por parte de sua depressão? Uma brincadeira de mau gosto? Uma Cilada? 

Ele não tinha mais nada a perder, então, resolveu seguir rumo a Cabana para averiguar com seus próprios olhos, mesmo sabendo dos riscos que corria. Tinha esperanças que encontrar respostas a respeito do que ocorrera com Missy, e acabou encontrando muito mais do que o esperado.

Devo dizer que história em si, é complexa. Para ler-mos esse livro, devemos nos desprender de nossas crendices, religiões e coisas materiais e ler com um olhar menos crítico, com o coração. Se questionarmos demais (coisa que todos nós fazemos por hábito) não conseguiremos enxergar a mensagem que esta obra tão singelamente nos agracia.

"O perdão existe em 1º lugar para aquele que perdoa, para libertá-lo de algo que vai destruí-lo, que vai acabar com sua alegria e capacidade de amar integral e abertamente..."

Quem algum dia se perguntou por que Deus permite que tantas pessoas sofram que tantos inocentes morram para deleite dos "Maus", nunca entendemos e achamos tudo injusto e cruel. Talvez não tenhamos todas as respostas, mas também não podemos questionar o amor de Deus, esse sim, é incondicional e infinito. Ao finalizar e fechar o livro temos a certeza de que alguma coisa dentro de nós mudou, e logo queremos partilhar dessa maravilha com todos.

O autor usa uma forma bastante peculiar para nos apresentar a Santíssima Trindade, buscando fugir de todos os conceitos pré-existentes. Fiquei emocionada com a forma que é narrada a intimidade com Deus dos personagens, e como ele tenta trazer isso para a realidade de cada um, como se todos nós pudéssemos ter o mesmo tipo de “amizade” e relacionamento, bastasse ter fé. A mensagem de perdão e superação é maravilhosa, e nos faz perceber o quanto sentimentos ruins e mal resolvidos podem afetar a nossa vida.

Para quem gosta de ver diferentes pontos sobre o contexto religioso, A Cabana é um ótimo livro para este fim. Pois as revelações de Deus fazem refletir de um modo diferente o conceito de divindade e de comunhão com o Criador. Creio que, se lido por mentes fechadas, provavelmente criticariam o Deus, apresentado nesta obra, por isso reforço o que disse, abstraia-se de tudo que você aprendeu, e leia "A Cabana" de coração aberto.


Mais que indicado, mais que amado, um dos meus livros preferidos, que posso dizer que mudou muitas coisas na minha vida e no meu ponto de vista. Emocione-se e apaixone-se por "A Cabana".

Você pode se interessar também

13 comentários

  1. Já ouvi muuito falar deste livro, muito conhecido! Muitas amigas minhas, leram. Porem meu gosto para livros não é esse. ;(

    ResponderExcluir
  2. Muita gente já me indicaram esse livro (que é religioso né), mas eu nunca tive oportunidade de ler, mas confesso que a sua resenha me deu uma curiosidade a mais.
    Parabéns pelo blog e muito sucesso!!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua resenha!!!!! Adoro esse livro e o filme!!!!! Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha. Eu não cheguei a ler esse livro, por falta de tempo. Mas sempre vejo indicações e todos que leram falam muito bem.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou apaixonada por esse livro, apesar da história iniciar de forma muito triste, não tem como negar que ela é linda. Eu li ele há seis anos atrás, e quando me perguntam sobre meus livros favoritos, eu ainda assim me lembro dele! Amei a sua resenha, e foi muito bom eu poder relembrar um pouquinho dele de forma rápida. bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá. Alguns amigos me indicaram este livro e outros falaram que o filme está maravilhoso também. Confesso que estou curiosa para ler, mas não estou com muito tempo! A sua resenha está perfeita e me deixou ainda mais curiosa para ler esse livro. Parabéns, gostei muito, continue assim e sucessos! <3

    http://thayanelinconl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro foi readaptado para os cinemas, se não me engano, né? Eu lembro que quando estava na escola, ele era tipo uma febre. Eu gostei da história, parece ser interessante.

    ResponderExcluir
  8. Não tive a oportunidade de assistir o filme mas acredito muito na importância de filmes com esse tema Deus...os homens estão perdendo a fé em Deus e a volta dele está cada dia mais próxima...Deve ser um filme lindo meu amigo viu e chorou...bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já li muitos comentários sobre esse livro, mas ainda não peguei para ler. Parece ser uma história linda que nos faz refletir sobre nossa vida e nossas escolhas, sobre fé. Quero ler e assistir ao filme em breve!

    Beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar bastante do livro, principalmente depois que saia o filme, mas sabe quando não bate aquela curiosidade de ler pq tenho a impressão que é tudo do mesmo (impressão mesmo pq não li). Conheço várias pessoas próximas que leram e acharam lindo rs mas eu ainda não consegui pegar e ler até o final rs

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Yeeah mineira como eu kkk Já ouvi falar muito bem do livro mas nunca quis ler, nao é do estilo que eu gosto, mas o filme quero muito assistir. Sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  12. Eu deva ser uma das poucas pessoas que ainda não leu esse livro. Ele é mega conhecido e comentado. Já estive com ele nas mãos mas acabei n conseguindo ler, enfim a história parece ótima e se não me engano saiu também nos cinemas. Sua resenha foi umas das melhores que já vi. Vou me empenhar pra ler assim que possível e depois te conto o que achei. Bju

    ResponderExcluir
  13. Eu não gostei do livro. Sério desculpa :(. Mas gostei do seu ponto de vista viu? A trágica história da menininha não me agradou, me incomodou e foi um dos pontos de não ter gostado. Porém a mensagem do livro é boa. Questão de gosto sabe? Mas o livro não perde no quesito de ser bom. A resenha ficou realmente ótima! Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir

Siga me os bons!

Me Segue aqui também

@resenhasecafe