Por um fio

abril 29, 2017






Título: Por um fio
Autor: Drauzio Varella
Editora: Cia das Letras
Páginas: 224
Ano: 2004

Gênero: Ciências Humanas/Crônicas











Em Por um fio, o narrador sensível e cuidadoso contando histórias reais, reflete sobre o impacto da perspectiva da morte no comportamento de pacientes e seus familiares.

Drauzio Varella especializou-se em oncologia numa época em que o câncer era visto com tanto horror que nem sequer se pronunciava essa palavra - dizia-se "aquela doença" - e desde então convive cotidianamente com doentes graves.

Em Por um fio, ele relata histórias que põem o leitor diante de questões delicadas, difíceis mesmo para quem lida com elas em sua rotina profissional. De um lado, a reação dos que se descobrem doentes, que vai da surpresa à revolta, do desespero ao silêncio e à aceitação.

Do outro, a atitude dos parentes, que varia da dedicação incondicional à pura mesquinharia, da solidariedade ao abandono. E Drauzio conta ainda episódios surpreendentes de mudança de vida, como se a visão da morte fosse quase uma libertação, um divisor de águas que confere novo sentido ao porvir.

De Estação Carandiru para Por um fio. 

"Por um fio" é uma obra com pequenos contos, nos quais o autor compartilha suas experiências reais. São relatadas experiências clínicas do médico com vítimas, tanto do câncer quanto da AIDS.

Todavia, Dráuzio não restringe sua narrativa à relatos clínicos de pacientes a quem ele acompanhou. O livro permite que o leitor conheça mais à respeito do oncologista, apresentando relatos sobre sua formação e carreira.


Um fato bem interessante é que o autor fala também de suas experiências internacionais e mostra a maneira como a tão temida AIDS surgiu e se espalhou gradativamente.

O ponto forte do livro é a emoção, visivelmente presente em cada relato. Utilizando de linguagem simples, fluída e sensível, Varella consegue prender a atenção de todos facilmente.

Você pode se interessar também

0 comentários

Siga me os bons!

Me Segue aqui também

@resenhasecafe